sábado, 27 de fevereiro de 2016

Exercitando o cérebro: jogos para a terceira idade

Entenda a importância do dominó, baralho, xadrez e outros jogos que os idosos adoram
Já se deu conta de que a maioria dos idosos que conhecemos fazem palavras cruzadas, ou se reúnem nas praças para jogar Dominó, Baralho, Gamão, Dama e Xadrez.  Eles podem até fazer isso inocentemente, mas não imaginam o quanto pode ser importante para a saúde mental e a prevenção de doenças degenerativas.
Médicos da área e psicólogos indicam a prática como método preventivo de doenças senis, até mesmo o Mal de Alzheimer. O que ocorre é que os jogos lógicos estimulam uma série de aspectos sensoriais de extrema importância para os idosos. É o que relata a psicóloga Danielle Sá, da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania – SOBACC:
“O jogo é um exercício cerebral e cognitivo bastante eficiente, que estimula o funcionamento e extensão da memória e do trabalho neuronal. A inteligência, que é a capacidade perceptivo motora do ser humano. A atenção, a linguagem responsável pela fluência verbal, nomeação e compreensão. A memória visual e espacial, o raciocínio e as funções de execução”, explica.
Palavras Cruzadas, típico jogo dessa fase da vida, é um dos mais citados como responsáveis pelo benefício de uma mente saudável por uma vida longeva. Mas, os outros tipos onde mais de um participante podem jogar também são indicados.
“Solidão é um sentimento que acompanha os idosos e o convívio social é muito importante para que não se sinta deprimido. A integração social, a capacidade de ouvir, prestar atenção, reter informação e aprender controlar a ansiedade”, complementa Danielle.
A SOBACC promove eventos voltados idosos com diversas atividades. Dentre os objetivos, estimular as competências e capacidades citadas. Para saber mais sobre o tema dos jogos para a terceira idades, basta comparecer à sede da SOBACC, localizada na Rua Senador Pompeu, 649, Sala 702 - 7° andar, centro – Ceará. Acesse também o sitewww.sociedade.org.br.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

INTERCÂMBIO DOS REIS DO BISTURI

A reunião dos maiores cirurgiões plásticos do mundo já tem data e local. Será realizada entre 18 e 20 de março, na XVII edição do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica, nas dependências do Sheraton WTC Hotel, em São Paulo. Reconhecido como o maior evento da categoria na América Latina, o Simpósio receberá mais de mil cirurgiões plásticos de todo o mundo para um verdadeiro intercâmbio científico. A Argentina será representada pelos cirurgiões plásticos Jorge Herrera , Luiz Heredia e Rubén Emilio Rosati. Pela comunidade européia, os cirurgiões Alexis Verpaele da Bélgica, Per Heden da Suécia e Katarina Andjelkov da Sérvia. O Equador tem como representante o Dr. Pablo Dávalos. Já o bloco dos americanos, um dos maiores,  será representado por Boris Goldman, Garry Alter, Gerald O’ Daniel,  Michel Sundine e Oscar Ramirez. Representando o México Lázaro Cardenas e Arturo Montana. Coordenado por Carlos Oscar Uebel, Ewaldo Bolivar de Souza Pinto e Raul Gonzalez, o Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica apresentará 5 cirurgias plásticas ao vivo.

Serviço:
De 18 a 20 de Março de 2016
Sheraton SP WTC Hotel – Avenida das Nações Unidas, 12559 – Brooklin – São Paulo



Drs. Carlos Uebel, Dr. Ewaldo Bolivar e Dr. Raul Gonzalez.
 

Coluna Gente de Fato, 26 de fevereiro de 2016


quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Familiares e amigos elogiam a postura de Renan Oliveira no BBB 16

Desde que entrou na casa da 16ª edição do Big Brother Brasil, o modelo Renan Oliveira virou um dos assuntos favoritos daqueles que acompanham o programa, não só pela beleza, mas também pelas polêmicas dentro e fora da casa. Entretanto, familiares e amigos apostam que a sua forma positiva e verdadeira de encarar a vida devam ser um diferencial para conquistar o prêmio e também trilhar uma carreira de sucesso após o programa.

Para a irmã de Renan, Natália Oliveira, o modelo é um cara que sempre prezou pelos amigos e pela família. “O Renan é um cara muito família e um amigo muito verdadeiro, que por onde passa cativa as pessoas com sua alegria e positividade. Ele tem um coração enorme e está sempre pronto a ajudar. Essas características estão ajudando ele dentro da casa. Ele não tem inimizades e é respeitado por todos”, explica. Segundo Natália, outro fator que pode ser determinante para o sucesso de Renan dentro da casa é a sua garra. “O Renan é um vencedor. Eu admiro muito a sua garra, sua vontade de conquistar seus objetivos. Com 20 anos, sem conhecer nada, ele mudou sozinho para São Paulo em busca de sonhos profissionais. Ele é assim, um eterno lutador, que nunca desiste”, explica.  

O positivismo e a forma determinada com que Renan encara a vida são destacadas, também, por um de seus melhores amigos, Marco Rebucci, da cidade de Amparo. “O Renan é um cara que sempre quis provar tanto para mim, quanto para qualquer pessoa que passava de alguma forma pela vida dele, de que tudo na vida é possível por meio da fé e da força de vontade. Ele sempre deixou bem claro que tudo o que ele conquistou é fruto de dedicação, muito esforço e muita fé. Hoje eu posso dizer que levo um pouco da história de vida dele como base para a minha”, detalha Rebucci.

Além dos familiares e amigos de infância, Renan Oliveira é admirado por pessoas que conheceu no ambiente profissional. Foi assim com o apresentador de TV e empresário Fernando Kamana, que conheceu Renan há dois anos, quando ambos trabalhavam no México, e se tornaram grandes amigos. “Fizemos um trabalho juntos no México e hoje somos grandes amigos. O Renan é um cara muito bacana, tem um coração enorme e sempre quis crescer na vida de maneira correta”. A amizade entre eles rendeu até uma tatuagem. “Somos cinco amigos tatuados com o termo ‘Pai é Pai’. Esse é um lema do nosso grupo, onde nunca perderemos o sentimento de cuidado um com o outro, esse sentimento de pai e filho”, revela Kamana.

Todas essas características positivas chamaram a atenção do empresário Augusto Köech, proprietário da Guto Köech, grife curitibana pela qual Renan Oliveira realizou seu último grande trabalho como garoto propaganda antes do confinamento. Produzida no AeroClube da cidade de Campinas (SP), a campanha foi fotografada por Rodrigo Marconatto e pode ser vista em outdoors espalhados pela capital paranaense, nos materiais de divulgação da marca e será o grande destaque do e-commerce da Guto Köech, que será lançado no próximo mês de março. “Buscávamos um modelo que, além de beleza, tivesse o espírito da na nossa marca, que sempre se destacou por unir fé, positividade e moda. Desde o começo o Renan se mostrou um cara do bem e com valores, o que nos fez escolher ele como o nosso garoto propaganda. Hoje, é muito legal ver o país todo destacando esses valores e torcendo pelo sucesso dele”, completa o empresário.

ATENDIMENTO À IMPRENSA
P+G Comunicação Integrada
Eduardo Betinardi
Fone: (41) 8838-8686 


Coluna Gente de Fato, 25 de fevereiro de 2016


quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O Colégio Diocesano Santa Luzia promove l Jogos para Ex-alunos

Dentro da programação comemorativa dos seus 115 anos, o Colégio Diocesano promove nos dias 12 e 13 de março, o l Jogos para Ex-alunos do Colégio Diocesano Santa Luzia. Com as modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol, tênis de mesa, natação e xadrez, os Jogos dividem-se nas categorias masculino e feminino.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro, com os professores do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFID), no Colégio Diocesano.

Mais informações: Sueldo Judson - (84) 99692.5213

SENADO ALTERA PARTICIPAÇÃO DA PETROBRÁS NO PRÉ-SAL

Depois de mais de seis horas de debates, o Senado aprovou o projeto de José Serra (PSDB-SP) que muda a participação da Petrobras no pré-sal, desobrigando a empresa de ser a operadora única na exploração da camada do pré-sal. A proposta (PLS 131/2015) recebeu 40 votos favoráveis, 26 contrários e uma abstenção.

O senador Garibaldi Filho votou SIM e elogiou a postura dos senadores que participaram das discussões. “Este debate foi ideológico, e eu saúdo o debate ideológico. O que se diz muito hoje sobre o Parlamento é que nós não temos aqui respeito à ideologia, que nós somos fisiológicos. Nós estamos debatendo aqui há horas um debate nitidamente ideológico”, declarou.

Durante a discussão, alguns senadores afirmaram que lobistas teriam procurado senadores visando tentar influenciar no resultado. “Voto com a minha consciência de que a Petrobras não vai perder sua independência, nem a sua soberania. Nós vamos ter, acima da Petrobras, a própria Presidência da República. Duvidar disso, como estão duvidando, é duvidar do próprio patriotismo daqueles que estão gerindo o País”, observou o senador Garibaldi Filho.

Peninha e Luiz Ayrão se apresentam em Mossoró



O evento marca o lançamento do livro Azougue.com 6, de autoria de Caby da Costa Lima

Grandes nomes da Música Popular Brasileira, os cantores e compositores Peninha e Luiz Ayrão têm um encontro marcado com o público mossoroense, no dia 4 de março (sexta-feira), no Thermas hotel & resort, em Mossoró (RN), a partir das 22h. Os artistas se apresentam na festa de lançamento do livro Azougue.com 6, do comunicador Caby da Costa Lima. Os ingressos estão à venda nas lojas Disco Fitas e Sensacionally (Oásis Shopping) ou pelos telefones (84) 99640-5200.
Durante o evento serão realizadas homenagens a personalidades que tem contribuído com a história do site “azougue.com” e também dos livros produzidos por Caby, que têm como principal objetivo preservar a memória cultural e arquitetônica da capital do Oeste potiguar. Ambos possuem páginas que mantém viva a história da cidade e do seu povo, como a “Mossoró Meu Xodó”, “Do Bumba” e “Da Época”.
“O amor que eu tenho pela nossa cidade me fez iniciar o projeto. A versão mais completa dessa trajetória é o Azougue.com, que está na sexta edição. Nas páginas dos livros publicados, levamos o leitor a um passeio pela terra de Santa Luzia, cidade de tantas curiosidades e acontecimentos singulares”, explicou Caby da Costa Lima. O autor ressaltou, ainda, que uma das partes que mais fazem sucesso são as fotos antigas de seus personagens comparadas com as atuais, na seção “Da Época”.

Mais informações
(84) 99640-5200 

"Educação: uma parceria entre o Estado e a família!"

*Denis Duarte

A Constituição Federal do Brasil no capítulo III, artigo 205 garante que: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Neste parágrafo, é preciso ressaltar, pelo menos, dois pontos importantes: Primeiro, que a educação é dever do Estado. Essa é a garantia de que as crianças e jovens no Brasilterão acesso à educação oferecida na escola. O segundo ponto é que, além do Estado, a família também precisa se responsabilizar pela educação dos seus membros.

Para que a educação atinja seu fim é mister essa parceria entre o Estado e a família. O primeiro oferece a educação formal, curricular, nas escolas e a família oferece a educação informal, mas que é tão ou mais importante que a primeira, pois está mais ligada à formação moral do indivíduo.

Através dessa parceria entre Estado e família pretende-se atingir a segunda parte do artigo da Constituição: “… visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Ou seja, forma-se o educando tanto de maneira subjetiva (nas questões morais, por exemplo), quanto de maneira objetiva (para exercer uma profissão).

Por isso as escolas precisam exigir cada vez mais a presença dos pais ou responsáveis no acompanhamento escolar dos filhos, pois precisam saber o que a escola está transmitindo aos filhos. Por outro lado, os pais ou responsáveis precisam escolher bem a escola na qual seus filhos irão estudar, pois é preciso haver o máximo encaixe entre o que é ensinado em casa, pela família, e o que é ensinado pela escola.

Um belo exemplo dessa parceria é o Instituto Canção Nova, que neste ano completa quinze anos de existência. Trata-se de uma escola mantida pela Fundação João Paulo II, entidade jurídica de direito privado, confessional e filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece desde o ensino infantil até o ensino médio e técnico.

Nesta escola, o ensino é gratuito e de alta qualidade, com expressiva participação dos pais ou responsáveis. Eles acompanham todos os projetos, sejam os pedagógicos ou os confessionais. E, da mesma forma, a escola incentiva e apoia a família e a educação dada dentro de casa.

A educação é sim direito de todos, garantida na Constituição Federal. Mas, ao mesmo tempo, é dever do Estado e da família. Por isso, é preciso observar ambas as instituições. Do Estado se deve solicitar a garantia de escolas de boa qualidade para todos. Por sua vez, a família precisa ser preservada e dada a ela as garantias de que poderá desenvolver seu papel – que é insubstituível – na educação das nossas crianças e jovens.

*Denis Duarte é Professor e vice diretor da Faculdade Canção Nova

 
____________________________________________
Depto. Comunicação – Assessoria de Imprensa
Fundação João Paulo II / Canção Nova
Telefone: (12) 3186-2086 
(12) 3186-2000 (Ramal: 2139)
(12) 7898-1597
139*1435

Curso de Feridas e Curativos acontece no Hotel VillaOeste

No dia 12 de março, das 8h às 17h, o Hotel VillaOeste recebe o I Curso de Feridas e Curativos. O curso será  ministrado por Julianny Barreto Ferraz, Enfermeira da Comissão de Curativos do HUOL/UFRN e Especialista em Enfermagem Dermatológica pela SOBENDE. O evento é voltado para profissionais da área de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, cuidadores e estudantes e terá certificado emitido pela ABEn-RN. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no próprio hotel. Para maiores informações (84) 999881906.

Coluna Gente de Fato, 24 de fevereiro de 2016


terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Seu almoço com muito mais sabor no Tenda

O Sushi do self-service do Tenda Gastronomia e Lazer já conquistou os amantes da culinária japonesa em Mossoró. Para quem está procurando um diferencial na hora do almoço, o restaurante oferece várias opções leves e saborosas de sushis, sushimis, uramakis, hossomakis e outras delícias. Uma excelente dica!
O Tenda Gastronomia e Lazer está aberto para a almoço de segunda a domingo, a partir das 11h, na Rua Francisco Mota, 377, Alto de São Manoel, Mossoró - RN. Telefone (84) 3312-1238.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Sesc credencia mais um restaurante para o almoço do comerciário em Mossoró

Com o intuito de oferecer mais opções para o almoço dos comerciários de Mossoró, o Sesc RN credenciou outro restaurante na cidade, que a partir de agora para a fornecer a refeição a um preço subsidiado. Trata-se do Restaurante Pimenta, situado na Rua Coronel Gurgel, 520. O valor do almoço é R$ 5,00, com direito a um copo de suco.

Agora, além do restaurante do Sesc Mossoró, que apresenta um cardápio reformulado com oferta de  pratos executivos e ceia, são mais três opções de restaurantes credenciados na cidade, oferecendo mais variedade para o cliente Sesc. A exemplo dos demais estabelecimentos, o credenciamento segue critérios que norteiam o padrão Sesc de qualidade.

É importante frisar que para ter acesso aos restaurantes credenciados é necessário apresentar a carteira do Sesc na categoria “Comerciário” ou “Dependentes”.

Restaurantes Credenciados
Em Natal, o comerciário tem como opções os restaurantes credenciados: Point da Princesa e Panela Velha, localizados no Centro da cidade; e Chammas e Iguarias, localizados no Alecrim.

Em Ponta Negra, o fornecimento de refeições é restrito aos domingos, através da oferta de petiscos e prato do dia. 

Confira abaixo os endereços dos restaurantes credenciados em Mossoró:

Mossoró
- Pimenta - Rua Cel. Gurgel, 520. Centro (Novo)
- Xero Bom - Rua Alberto Maranhão, 1456 - Centro
- Pimenta – Av. Dix-Sept-Rosado, 56-A – Centro

·         Para ter acesso é necessário apresentar a carteira do Sesc na categoria “Comerciário” ou “´Dependente”.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

"Eu Sou Carlos Imperial", filme de Renato Terra e Ricardo Calil, resgata personagem fundamental para a cultura brasileira

Documentário sobre o polêmico Rei da Pilantragem estreia em 17 de março


Carlos Imperial revelou grandes artistas, como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia e Wilson Simonal. Compôs canções de sucesso, como “A praça”, “Vem quente que eu estou fervendo”, “Mamãe passou açúcar em mim” e “Nem vem que não tem”. Foi apresentador de TV, atuou em cinema e fez sucesso até na política.

Mulherengo ao extremo, malandro e inteligente, Imperial muitas vezes criava factoides para promover seus trabalhos e conquistar espaço na mídia. Empenhou-se em criar uma figura pública de cafajeste. Por muitos anos, ficou conhecido, por exemplo como “homem vaia” nos programas de auditório.

A trajetória do rei da pilantragem, contada no filme "Eu Sou Carlos Imperial" por meio de seu peculiar filtro brincalhão, mulherengo e polêmico, chega aos cinemas em 17 de março. Verdades e mentiras, ficção e realidade, depoimentos documentais e outros encenados ficam embaralhados. No documentário sobre Imperial, assim como em sua vida, a "pilantragem é a apoteose da irresponsabilidade consciente”.

Roberto e Erasmo Carlos, Eduardo Araújo, Paulo Silvino, Tony Tornado e Dudu França são alguns dos artistas que falam sobre o polêmico encrenqueiro no filme. O documentário traz ainda alguns dos maiores sucessos de Imperial, cenas de seus filmes, imagens de seu arquivo pessoal e uma entrevista inédita concedida a Paulo César de Araújo.

Baseado na biografia "Dez, nota dez - Eu Sou Carlos Imperial", de Denilson Monteiro, o filme foi dirigido por Renato Terra e Ricardo Calil, mesma dupla de “Uma Noite em 67” (2010), filme que foi visto por 80 mil pessoas no cinema e se tornou o documentário brasileiro de maior público no ano de seu lançamento. Terra dirigiu também “Fla x Flu - 40 Minutos Antes do Nada” (2013), premiado como melhor documentário do Festival do Rio pelo júri popular.

A produção é da Afinal Filmes. Especializada em pós-produção de documentários, é responsável pelos filmes “As Canções” (2011), de Eduardo Coutinho e “A Música Segundo Tom Jobim” (2011), de Nelson Pereira dos Santos além de outros títulos como “A Floresta Que se Move” (2015), de Vinícius Coimbra e “Frente Fria” (2015), de Neville D`almeida” e as séries de TV “Cilada”, “As Canalhas” e “Conexões Urbanas”, entre outros trabalhos. Em “Eu Sou Carlos Imperial”, a Afinal Filmes estreia na produção para cinema.

O Canal Brasil foi coprodutor do filme, que recebeu patrocínio da RioFilme. A distribuição é da Bretz Filmes.

Para financiar o lançamento, os diretores e a produtora Afinal Filmes bolaram um crowdfunding no espírito Imperialesco: numa brincadeira com a venda antecipada de ingressos do filme Os Dez Mandamentos, foram criados "Os Dez Mandamentos de Carlos Imperial", todos pecaminosos, entre eles: "Amai as lebres sobre todas as coisas" e "Honrarás o papai-mamãe". A lista completa e o financiamento coletivo podem ser acessados em  https://www.catarse.me/eusoucarlosimperial.

Carlos Imperial
Nascido em Cachoeiro do Itapemirim (ES), mas considerado uma das principais encarnações do cafajeste carioca, Carlos Imperial (1935-1992) lançou alguns dos maiores artistas da música brasileira, compôs várias canções de sucesso, foi pioneiro do rock no país, apresentador de TV, colunista de jornal, ator e diretor de cinema, produtor teatral, dirigente de futebol, vereador e candidato a prefeito no Rio e incentivador do carnaval carioca (celebrizando o bordão “Dez! Nota Dez!” na leitura das notas para as escolas), entre inúmeras atividades. Ficou famoso como grande polemista, um sujeito encrenqueiro, cafajeste e politicamente incorreto, que se orgulhava de ser chamado de “O Gordo”, “o rei da pilantragem”, “homem vaia” e “o grande vilão da TV”. Imperial era também um mentiroso profissional, com um talento especial para inventar histórias que ajudavam a promover seus discos, filmes, peças e outros trabalhos.

Os diretores
Renato Terra
Formado em publicidade na PUC-Rio, dirigiu, com Ricardo Calil, o documentário “Uma Noite em 67” (2010). Terra dirigiu também “Fla x Flu - 40 Minutos Antes do Nada” (2013), premiado como melhor documentário no Festival do Rio pelo júri popular. Atualmente, trabalha na revista Piauí, onde é responsável pelo Diário da Dilma e pelo blog the Piauí Herald. É também autor dos livros “Uma Noite em 67” e “Diário da Dilma”.

Ricardo Calil
Diretor de “Uma Noite em 67”, ao lado de Renato Terra, é formado em jornalismo pela ECA-USP, em São Paulo, com extensão universitária em cinema na New School for Social Research de Nova York. Trabalhou nas redações dos jornais “Folha de S. Paulo”, “Jornal da Tarde” e “Gazeta Mercantil”, nos portais UOL e iG e no site NoMínimo, e nas revistas “Trip” e “Bravo!”. Atualmente, é crítico de cinema da “Folha de S. Paulo”. É ainda coautor do livro “Uma Noite em 67”, que reúne as entrevistas feitas para o documentário.

Sinopse
Figura lendária da cultura brasileira, Carlos Imperial descobriu artistas como Roberto e Erasmo Carlos, Tim Maia, Wilson Simonal e Elis Regina. Compôs clássicos como “A Praça”, “Vem quente que eu estou fervendo”, “Mamãe passou açúcar em mim” e “Nem vem que não tem”. Ainda fez sucesso no teatro, na TV, no cinema e na política. Cafajeste, mentiroso e mulherengo assumido, Imperial criava factoides para promover seus lançamentos e conquistar espaço na mídia. Para ser fiel à pilantragem de seu personagem, "Eu Sou Carlos Imperial" mostra sua trajetória misturando verdades e mentiras, ficção e realidade, depoimentos documentais e outros encenados.

Eu Sou Carlos Imperial (DCP, Brasil, 90 min.)
Direção: Renato Terra e Ricardo Calil
Roteiro: Renato Terra, Ricardo Calil e Denilson Monteiro
Produção: Alexandre Rocha e Marcelo Pedrazzi
Produção Executiva: Carolina Benevides e Julio Carvana
Direção de Arte: Emily Pirmez
Som Direto: Valéria Ferro
Edição De Som e Mixagem: Gabriel Pinheiro
Direção de Fotografia: Jacques Cheuiche
Montagem: Jordana Berg, Edt.
Distribuição: Bretz Filmes


Informações para a Imprensa
ProCultura
11 3263.0197
Flávia Miranda – flavia@procultura.com.br

Claudia Sabbagk – claudia@procultura.com.br

Coluna Gente de Fato, 19 de fevereiro de 2016


quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

TRT-RN mantém condenação de R$ 3 milhões contra as Lojas Americanas

As unidades das Lojas Americanas em Natal/RN terão que cumprir uma série de obrigações trabalhistas determinadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN). A decisão é resultado de recursos interpostos pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RN) e impôs novas obrigações à empresa, mantendo a condenação inicial por danos morais coletivos, no valor de R$ 3 milhões, pela prática de infrações como desvio de função e não concessão de intervalo interjornada.

O acórdão foi proferido pela 2ª Turma de Julgamentos do TRT-RN. Em decisão unânime, os desembargadores deferiram uma lista de medidas requeridas pelo MPT, dentre elas a obrigatoriedade de as Lojas Americanas regularizarem os intervalos intra e interjornada, não adotar jornada de trabalho móvel e inserir nos contratos de trabalho a denominação correta da ocupação exercida pelos empregados, em vez de utilizar a função genérica de auxiliar de loja, que não consta na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

O Tribunal entendeu que a empresa exerce um controle extraordinário sobre seus empregados, pois são contratados sob o título de auxiliar de loja, mas exercem tarefas próprias de vendedores de comércio varejista, repositores de mercadorias, operadores de caixa ou atendentes de loja. “A reclamada (Lojas Americanas) instituiu, como seu faz-tudo, o chamado auxiliar de loja”, conclui o relator do acórdão, desembargador Ronaldo Medeiros de Souza.

Para a procuradora regional do trabalho Ileana Neiva, que assina a ação civil pública, “a nomenclatura genérica dificulta até mesmo saber qual o piso salarial da ocupação para a qual o empregado está sendo contratado, pois muitos deles foram contratados como auxiliares de loja para exercer a função de operador de caixa ou supervisor, cargos para os quais o piso salarial é superior àquele praticado pela empresa”.

Além disso, o TRT-RN reconheceu ser obrigatória a utilização da CBO nos contratos de trabalho, já que nenhuma empresa pode fazer as comunicações obrigatórias ao Ministério do Trabalho e Emprego, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e na Relação de Informações Sociais (Rais), utilizando denominação genérica para seus cargos.

Entenda o caso - A partir de ação civil pública do MPT-RN, a 9ª Vara do Trabalho de Natal condenou as Lojas Americanas ao pagamento de indenização no valor de R$ 3 milhões por dano moral coletivo devido a irregularidades trabalhistas, como desvio de função, jornada móvel, ausência de folga após o sexto dia consecutivo de trabalho, ilicitude na concessão dos intervalos devidos, período contabilizado para cálculo do adicional noturno em desacordo com a lei, marcações nas folhas de ponto que não correspondem à realidade e compensação ilícita de horários nos contratos de empregado aprendiz.

Na sentença, o juiz do trabalho Cacio Oliveira Manoel determinou que a empresa deveria excluir as cláusulas abusivas, que foram declaradas nulas, e elaborar outro padrão de contrato de trabalho, com descrição das funções de cada cargo, tendo como parâmetro a descrição da CBO. A empresa foi condenada a estabelecer jornadas fixas para todos os seus empregados, eliminado o sistema de jornada de trabalho variável e a cessar as demais irregularidades trabalhistas.

Além de manter a condenação por danos morais coletivos e de acrescentar medidas propostas pelo MPT, o acórdão do TRT-RN também preservou o valor da multa por infração imposta na decisão inicial. Em caso de descumprimento das obrigações, as Lojas Americanas devem pagar a quantia de R$ 5 mil por cada empregado em situação irregular.

O valor da indenização por dano moral coletivo deve ser revertido para instituições assistenciais de integração de trabalhadores no mercado de trabalho, a serem indicadas pelo MPT-RN após o trânsito em julgado da condenação, ou seja, quando não couber mais recurso.

Número do processo 21200-75.2013.5.21.0009.

Seção de Comunicação Social - TRT 21ª Região/ Fones: 4006-3081/ 3286/3280

Coluna Gente de Fato, 18 de fevereiro de 2016


quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Uern TV estreia programa Sanfonas Nordestinas



A partir desta segunda, 15, a Uern TV ganha mais um produto em sua grade de programação. Resgatando a musicalidade regional, o programa “Sanfonas Nordestinas” será exibido semanalmente, todas as segundas-feiras, às 18h, no Canal 21 da TV Cabo Mossoró (TCM), trazendo histórias e entrevistas com quem escolheu a sanfona como instrumento. A reprise acontecerá às quintas-feiras, no mesmo horário. O programa também estará disponível no canal da UernTV no Youtube (www.youtube.com/uerntv).

Um dos objetivos do programa é preservar uma das principais referências da musicalidade nordestina, a sanfona, e resgatar a identidade do tradicional forró pé serra, mostrando que o gênero continua vivo e forte. No programa você também vai conhecer um pouco da história da sanfona em diversas partes do mundo.

O professor Fabiano Morais, do Departamento de Comunicação Social (DECOM), será o apresentador e responsável pela direção geral da nova atração. Junto com ele, no comando do programa, estará o sanfoneiro Cláudio Araújo. A produção do programa é feita por alunos e técnicos do Departamento de Comunicação Social que compõem a equipe da UernTV.

O convidado do programa de estreia é o sanfoneiro Jonas Queiroz, da Banda Forró dos 3. Ele destacou a inovação e importância do programa para a TV regional. “Sanfonas Nordestinas é um espaço importante. Uma oportunidade do sanfoneiro potiguar mostrar que é possível, mesmo com desafios, preservar a essência cultural da arte nordestina”, disse.

Natura Erva Doce tem o portfólio ideal para o cuidado e a proteção da família

Com fórmula suave e ingredientes vegetais, os produtos da linha limpam e protegem contra germes que podem causar doenças


Natura Erva Doce entende que a família está em primeiro lugar. Por isso, há 31 anos a marca oferece uma solução completa de produtos que ajudam a cuidar e proteger as pessoas que mais amamos. Além disso, sua fragrância única e inconfundível é um reencontro com nossas memórias afetivas de cuidado e carinho. Com fórmula suave e ingredientes vegetais, a linha conta com Sabonete cremoso para as mãos, Sabonete Líquido para o corpo, Sabonete em barra, Lenços de Limpeza, Gel Antisséptico para mãos e desodorantes em creme, roll-on e aerossol. 

Os sabonetes Natura Erva Doce podem ser usados a todo o momento, pois não contém agentes antibacterianos que, se usados em excesso, desequilibram as defesas naturais da pele. Segundo Debora Rodrigues, gestora de ciência em microbiologia da Natura, “para nos mantermos saudáveis, precisamos lavar as mãos frequentemente com um sabonete suave. Já o Gel Antisséptico é ideal para momentos pontuais, onde há maior exposição à germes e não temos como lavar as mãos, ele elimina 99,9% dos germes”, afirma Debora.

Saiba mais sobre os produtos que compõem a linha Natura Erva Doce.

Natura Erva Doce Sabonete cremoso para as mãos, 250 ml - Limpa e remove as bactérias que podem causar doenças, sem desequilibrar a proteção natural da pele. Pode ser utilizado frequentemente. Preço sugerido: R$ 31,50.

Natura Erva Doce Lenços de Limpeza – Em uma embalagem portátil, limpa sem desequilibrar a proteção natural da pele. Pode ser utilizado frequentemente em qualquer lugar. Seu pacote contém 15 lenços. Preço sugerido: R$ 10,90.

Natura Erva Doce Gel antisséptico para as mãos, 45 g - Elimina 99,9% dos germes. Deve ser utilizado em casos de maior exposição a germes. Sua embalagem é prática para carregar e ser utilizado em qualquer lugar. Preço sugerido: R$ 15,90.

Natura Erva Doce Sabonete Líquido para o corpo, 200 ml - Remove as impurezas que causam os maus odores. Pode ser utilizado frequentemente. Preço sugerido: R$ 19,80.

Natura Erva Doce Sabonete cremoso em barra, caixa com 3 unidades - Remove as impurezas que causam os maus odores. Pode ser utilizado frequentemente. Preço sugerido: R$ 12,20.

Natura Erva Doce Desodorante antitranspirante em creme, 80 g – Com textura creme, previne a proliferação das bactérias que causam os maus odores. Preço sugerido: R$ 18,90.

Natura Erva Doce Desodorante antitranspirante roll-on, 80 g – No prático formato roll-on, previne a proliferação das bactérias que causam os maus odores. Preço sugerido: R$ 17,40.

Natura Erva Doce Desodorante antitranspirante aerossol, 75 ml – Com proteção 24 horas, previne a proliferação das bactérias que causam os maus odores e não mancha a roupa. Preço sugerido: R$ 17,40.

Informações sobre esses e outros produtos Natura, além de contato com as Consultoras, podem ser obtidas com o Serviço Natura de Atendimento ao Consumidor (Snac), por telefone (0800-115566), pelo e-mail snac@natura.net ou visitando o site www.natura.net.

Disponível em TODO o Brasil: os consumidores têm mais uma opção para adquirir produtos Natura, agora pela internet. Na Rede Natura os clientes compram no espaço de Consultores Digitais e contam com mais opções de pagamento e a vantagem da entrega rápida feita diretamente pela empresa. Para comprar é só acessar rede.natura.net. Saiba mais sobre lançamentos e promoções exclusivas no perfil Rede Natura no Instagra: @redenatura.


Informações à imprensa:
Mixmidia Assessoria de Comunicação: 84 3221-3957/ 3221-0603

CONVITE-CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2016

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró tem a honra de convidar esse veículo de comunicação para uma entrevista coletiva sobre a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016, na próxima terça-feira, 23, às 9 horas, no Centro de Treinamento Libânia Lopes, em frente à praça dos hospitais, com o Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana.
Esse ano o tema da CF é “Casa comum, nossa responsabilidade" e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).
A campanha propõe um cuidado atento com a Terra e convida a uma consciência fraterna para com o planeta.  
  

Contamos com sua presença!


Data: 23/02/2016
Hora: 9:00

Local: Centro de Treinamento Libânia Lopes

100 ANOS DE ANA HOLANDA

Para coroar a chegada dos 100 anos de Dona Ana Holanda foi celebrada, no sábado 13,  uma missa na Igreja de São Paulo. Bênçãos foram pedidas aos céus para que sua vida seja ainda mais longa e coube a Master Produções preparar uma recepção aconchegante no salão paroquial para receber os familiares e convidados.
Ela que é mãe, avó, bisa e trisa. Conhecida por sua suavidade, simplicidade e fé comemorou rodeada pelas pessoas que mais ama no mundo: sua grande família.
Fotos: Eduardo Kenedy